O QUE É?

A Aliança Saúde Competitividade, lançada em maio de 2016, tem como objetivo principal o engajamento de líderes de diversos setores para estabelecer ambientes de trabalho seguros e saudáveis, favoráveis ao desenvolvimento humano.

A iniciativa surgiu quando o SESI/SC sediou, em 2015, o Global Healthy Workplace Awards & Summit, no qual especialistas internacionais ressaltaram os impactos positivos gerados pelos investimentos na promoção da saúde e em ambientes de trabalhos saudáveis, que atendem as necessidades dos seus trabalhadores de forma integral.

Entre os resultados destes investimentos estão:
• Maior engajamento dos trabalhadores;
• Redução do absenteísmo e presenteísmo;
• Aumento da segurança no ambiente de trabalho;
• Aumento da produtividade;
• Manutenção da capacidade de trabalho;
• Redução de custos com saúde;
• Maior disseminação dos valores da empresa; e
• Trabalhadores mais satisfeitos.

Assim surge a iniciativa Aliança Saúde Competitividade, que possui 4 eixos de atuação a fim de fornecer condições para que a segurança e saúde sejam temas permanentes e de relevância crescente na pauta dos líderes empresariais e governamentais, sendo esses:

O objetivo da Aliança é, atuando em rede, auxiliar as organizações na promoção da segurança e saúde, construindo ambientes de trabalho saudáveis. Com tais mudanças, o trabalhador vai sentir-se mais protegido, saudável e engajado, e a empresa colherá os frutos do desempenho do trabalhador, resultando em maior produtividade.

Desta forma ganha o empresário, ganha o trabalhador e, consequentemente, ganha a sociedade.

OS 4 EIXOS

Com o objetivo de dar condições para que as lideranças empresariais tomem suas decisões relacionadas à promoção da segurança e saúde baseadas em evidências, e incentivar a conexão entre diferentes atores na busca por tornar o tema permanente e relevante na pauta empresarial e governamental, a Aliança Saúde Competitividade atua em quatro eixos. Conheça um pouco sobre cada um deles:

CONHECIMENTO

Estamos vivendo na era da informação, caracterizada pela valorização do saber. As demandas da sociedade, os modelos gerenciais e os avanços tecnológicos estão mudando com incrível rapidez, o que exige cada vez mais esforços para uma melhoria dos processos dentro das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Sendo assim, o conhecimento torna-se um ativo de extrema relevância, indispensável na tomada de decisão das lideranças.

Dentro desse contexto, um dos eixos e principais pilares da Aliança Saúde Competitividade é o CONHECIMENTO. O objetivo é garantir que a segurança e saúde estejam permanentemente na pauta estratégica das organizações. Para tanto, faz-se necessário ter em mãos estudos, pesquisas, estatísticas, indicadores estratégicos e tudo o que possa vir a auxiliar a tomada de decisão dentro de uma organização.

Por reconhecer a importância do conhecimento, a Aliança Saúde Competitividade disponibiliza diversas informações.
Clique aqui para acessar dados como indicadores, cases e publicações.

SENSIBILIZAÇÃO

Os objetivos de qualquer projeto são alcançados quando há o conhecimento e a SENSIBILIZAÇÃO das partes envolvidas. Para garantir que as pessoas se mobilizem por uma causa, é preciso que estejam conscientes dos benefícios do projeto e do seu papel para o sucesso do mesmo.

Não é de forma diferente na Aliança Saúde Competitividade. A rede busca sensibilizar os líderes empresariais, poder público, sociedade e trabalhadores sobre a importância e benefícios do investimento em promoção da segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Clique aqui e conheça a agenda de eventos das organizações que integram a Aliança.

MOBILIZAÇÃO

Após estarem munidos de informações relevantes para a gestão da segurança e saúde no ambiente de trabalho e sensibilizados para a sua importância, é chegada a hora de mobilizar os integrantes da Aliança Saúde Competitividade para a ação.

O eixo MOBILIZAÇÃO ressalta o valor das ações realizadas com base em esforços conjuntos. Iniciativas desenvolvidas de forma integrada pelas organizações, trabalhadores e parceiros geram mais resultados do que ações individuais.
Clique aqui e conheça a iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela Aliança Saúde Competitividade.

SOLUÇÕES

Com o objetivo de ajudar os líderes empresariais a colocarem em prática tudo que os demais eixos trouxeram, integrantes da Aliança Saúde Competitividade realizam a OFERTA DE SOLUÇÕES em segurança e saúde no trabalho.

A rede dispõe de ações reais que possam ser realizadas dentro das organizações. São serviços, cursos e atividades que buscam o desenvolvimento e a gestão de comportamentos seguros e saudáveis, na promoção da saúde integral (física, emocional e social).
Clique aqui para conhecer a oferta de soluções da Aliança Saúde Competitividade.

MANTENHA-SE INFORMADO

Receba nosso boletim informativo com iniciativas e informações sobre a Aliança Saúde Competitividade