03/08/2018

5 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DA SAÚDE

Celebração da data busca conscientização sobre educação sanitária e valores relacionados à saúde.

No dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

Iniciativas são realizadas por diversas organizações públicas e privadas do país com visando despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presenta de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população, que abranja aspectos mentais e emocionais.

Oficializado no calendário oficial brasileiro nos anos 60, através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, o Dia da Saúde também serve para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX. O sanitarista nasceu no dia 5 de agosto de 1872, em São Luiz do Paraitinga (SP), e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.

Notícias Relacionadas