20/12/2017

21 DE DEZEMBRO: DIA DO ATLETA

Data homenageia, desde 1961, os praticantes de todos os tipos de esporte.

Corredor, jogador, nadador, remador, lutador, tenista, ginasta. Todas as pessoas que praticam algum esporte possuem um dia para celebrar todo seu esforço e dedicação: 21 de dezembro. A data foi instituída pelo ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, em 8 de agosto de 1961, através do decreto nº 51.165.

A palavra atleta já usada para designar aquele que competia nos jogos solenes da Grécia e da Roma. Também já foi usada para definir a pessoa que pratica atletismo ou participa dos Jogos Olímpicos. Atualmente o conceito de atleta é mais abrangente, e o termo é usado para se referir a qualquer pessoa que pratique algum esporte de maneira regular, seja profissionalmente ou por hobbie.

Não importa a idade, o sexo ou se possui alguma deficiência. Existem modalidades esportivas compatíveis com todos os tipos de gosto, personalidade e porte físico. Além dos benefícios à saúde física, a prática de um esporte também ajuda a aliviar o estresse, a tratar a depressão, e costuma aproximar as pessoas. Tudo isso graças à serotonina liberada com a prática frequente, que é um hormônio associado ao bem-estar. Nunca é tarde para começar! Escolha seu esporte e leve uma vida mais saudável!

Ainda existem vários outros dias dedicados às pessoas que praticam esportes, como: o Dia do Atleta Olímpico (23 de junho); o Dia do Atleta Profissional (10 de fevereiro); e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico (22 de setembro).

Notícias Relacionadas