10/12/2017

ALIMENTE-SE BEM NAS FESTAS DE FINAL DE ANO

Confraternizações, Natal e Réveillon exigem atenção redobrada para evitar excessos no que diz respeito à alimentação.

Confraternização com amigos, amigo secreto do trabalho, festinhas da escola dos filhos, ceia de natal e festa de réveillon costumam provocar orgias gastronômicas. Mas como equilibrar a alimentação e evitar excessos com tantos petiscos, mesa farta e bebidas alcoólicas à disposição? A principal dica é observar o que se está comendo, manter um estado de consciência e não se deixar levar pelas tentações.

Uma boa dica também é fazer um lanche saudável antes de sair de casa, para não extrapolar por conta da abundância de alimentos servidos nas festas. Além disso, prefira assados e grelhados, evite fritura, não exagere nos doces e beba muita água. "A alimentação saudável deve ser praticada nessa época do ano. Frutas, legumes e verduras são alimentos que proporcionam um bom funcionamento do organismo como um todo e, especificamente neste caso, do fígado, já que há ali uma sobrecarga de produtos mais gordurosos e, para algumas pessoas, o consumo de bebida alcoólica", explica a nutricionista Luciane Felix.

É bom lembrar que o foco das confraternizações é estar entre amigos e familiares e não a comida em si. "O melhor é ter uma postura de degustação. Normalmente, a variedade é muito grande e o ideal é comer pequenas porções daquilo que é de sua preferência. Defina prioridades, ou seja, se você gosta mais de doce, não exagere na parte salgada", ensina a nutricionista.
 
Fonte: Portal Saúde Brasil
  

Notícias Relacionadas