18/04/2017

ALTO VALE DISCUTE AÇÕES A FAVOR DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES

Rio do Sul é a 12ª cidade catarinense a receber o Workshop Aliança Saúde Competitividade

Saúde e segurança são temas que devem ser tratados como prioridade na sociedade e inseridos na agenda estratégica das organizações e do Estado, defendeu o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, ao abrir o Workshop Aliança Saúde Competitividade com dados sobre saúde e segurança do trabalho no Brasil. Ele também alertou para a importância de se criar ações de prevenção. “Saúde é sinônimo de felicidade. Por isso, a prevenção é um tema precioso para a FIESC, pois além de cuidar das pessoas, tornando-as mais produtivas, também mantém a competitividade e a sustentabilidade econômica das empresas”, acrescentou Pereira.  

Participaram do workshop cerca 64 pessoas, entre vereadores, representantes de entidades, de universidades, técnicos da área de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) e Recursos Humanos (RH). O prefeito municipal de Rio do Sul, José Thomé, também compareceu junto com sua equipe de governo. “A parceria, sem sombra de dúvida, é muito importante para garantir a saúde e a qualidade de vida do trabalhador de Rio do Sul, que por muitas vezes, diante das suas atividades profissionais e estudantis, não consegue cuidar bem da sua saúde. Nós, do poder público, estamos levando serviços de prevenção e de promoção da saúde para dentro das empresas através dos Programa Saúde do Trabalhador”, ressaltou o prefeito.

Em uma dinâmica, os convidados puderam expor os principais desafios e boas práticas em relação à saúde e segurança nas empresas ou entidades onde atuam. Na sequência, realizaram discussões para o levantamento de soluções, com base em quatro temas: Cultura para saúde e segurança, ambiente de trabalho e tecnologias, parcerias público-privada e gestão para competitividade. “Os debates foram muito ricos, em virtude da participação de representantes de diferentes segmentos, que explanaram sobre suas dificuldades. Poder ouvi-los, numa mesma mesa, e levar estas informações para a universidade é fundamental para preparar os alunos e multiplicar boas experiências”, apontou a diretora da UNIASSELVI, Vanessa Mafra Pio.

O presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Amâncio João da Silva Júnior, também destacou a importância das informações compartilhadas. “Estes workshops são altamente didáticos, importantes, com um aprofundamento técnico e um formato moderno. Tenho certeza que os eventos vão encontrar alternativas e soluções fundamentais para melhorar a saúde do trabalhador catarinense”, disse.

Todas as ideias serão compiladas e anexadas a um relatório unificado, com os resultados das 16 regionais da FIESC. “Além de divulgarmos o que foi levantado, também iremos analisar as ideias e selecionar as que podem ser transformadas em projetos”, disse o superintendente. “Percebo que na maioria dos encontros o que se repete é a necessidade de melhorar a comunicação para ampliar a cultura de saúde e segurança, além de fortalecer as parcerias público-privadas”, enfatizou o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira.

O objetivo dos encontros é sensibilizar as lideranças sobre a importância de manter uma agenda estratégica de prevenção dentro e fora das empresas. Para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS), Germano Emílio Purnhagen, “o investimento em saúde e segurança do trabalhador deve ser contínuo tanto em equipamentos, quando em capacitação das equipes”. “Quando as indústrias contribuem para melhorar as condições do ambiente de trabalho elas estão valorizando os colaboradores”, pontuou o vice-presidente da FIESC para a região do Alto Vale do Itajaí, Lino Rohden.

Assista alguns depoimentos dos participantes do evento:

Lino Rohden - VP Regional da FIESC para a região do Alto Vale do Itajaí



José Thomé - Prefeito Municipal de Rio do Sul



Amâncio João da Silva Júnior - Presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) 



Germano Emílio Purnhagen - Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS)



Vanessa Mafra Pio - Diretora da UNIASSELVI

Galeria

Notícias Relacionadas